Um dia é o pacote de biscoitos com menos gramas da guloseima. Outro dia é o rolo de papel higiênico com menos metros do produto. Outro dia é o cartucho de impressora com menos mililitros de tinta. Até a indústria tabagista já se aventurou lançar carteiras de cigarros com 14 unidades ao invés das 20 tradicionais. Parece não ter fim a lista de fabricantes que tentam ludibriar os consumidores reduzindo a quantidade de produtos nas embalagens e assim cobrando um preço proporcionalmente mais elevado.
Por mais que as autoridades, órgãos de fiscalização e de defesa dos direitos dos consumidores estejam atentos, sempre aparece algum fabricante espertalhão, usando do mesmo truque para enganar os consumidores.
O mais recente integrante deste clube é a Cargill, dona da famosa marca Purilev de óleo comestível de canola. Comercializado tradicionalmente em embalagem PET de 900ml, como as demais marcas de óleos comestíveis, em 2012 foi lançada uma nova embalagem de 500ml, com um argumento sutil justificando o lançamento:
"Com isso, o produto começa a atender à crescente demanda de público que busca embalagens menores e soluções práticas e econômicas em suas compras."
Balela do marketing enganador!
"Com isso, o produto começa a atender à crescente demanda de público que busca embalagens menores e soluções práticas e econômicas em suas compras."
Balela do marketing enganador!
Num segundo momento o produto com 900ml desapareceu das gôndolas dos supermercados. Neste fim de semana procurei pela embalagem tradicional de Purilev nas lojas do Carrefour, Extra, Wal Mart, Pão de Açucar e Zaffari . Só encontrei o produto na nova embalagem de 500ml, por um preço desproporcionalmente muito mais elevado, por causa da embalagem.
Costumava pagar próximo de R$ 8,00 por 900ml do produto, e agora 500ml do mesmo produto custa entre R$ 5,76 e R$ 7,66, configurando um aumento de até 72% no preço que paguei no mês passado.
Além do gigantesco aumento no preço, o consumidor que continuar comprando Purilev, terá que levar mais plástico para casa e terá mais plástico para descartar. Trata-se de um flagrante desrespeito do consumidor, achando que todos que consomem Purilev não idiotas que não sabem fazer contas, além de ser uma atitude antiecológica. O PET demora mais de 100 anos para se decompor na natureza! Ao obrigar seus consumidores a descartar mais PET, a Cargill está na contramão da ecologia.
Enviei uma mensagem de protesto ao SAC da Cargill, mas duvido que mude alguma coisa. A má intenção da empresa parece clara... Se não fizermos nada é provável que não somente Purilev, mas outras marcas de óleo em breve estarão sendo comercializadas da mesma maneira. Assim a única forma eficiente de combater abusos como este é denunciá-los nas redes sociais. Para isto conto com ajuda de vocês.
Enviei uma mensagem de protesto ao SAC da Cargill, mas duvido que mude alguma coisa. A má intenção da empresa parece clara... Se não fizermos nada é provável que não somente Purilev, mas outras marcas de óleo em breve estarão sendo comercializadas da mesma maneira. Assim a única forma eficiente de combater abusos como este é denunciá-los nas redes sociais. Para isto conto com ajuda de vocês.
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