O mercado das empresas de captação de pagamentos por cartões está em ebulição.
No passado duas empresas dominavam este segmento: a Visanet (aquela do mensalão) que era uma associação do Bradesco, Banco do Brasil e Santander e a Redecard que era uma associação do Itaú, Unibanco e Citibank. A Visanet tinha exclusividade da bandeira Visa e a Redecard tinha exclusividade das bandeiras Mastercard e Diners Club.
Os lojistas eram obrigados a terem equipamentos POS (Point of Sale) , aquelas maquininhas para passar o cartão, da Visanet e da Redecard para poder aceitar os principais cartões do mercado. Na esteira da esclusividade da Mastercard com a Redecard o cartão Diners era tão aceito quanto Mastercard, e portanto, não tinha problemas de aceitação.
Nos ultimos tempos muita coisa aconteceu e está acontecendo neste segmento:
- O Itaú fundiu-se com o Unibanco.
- A Visanet mudou de nome para Cielo.
- A Cielo perdeu a exclusividade da Bandeira Visa , que passou a ser aceita também pela Redecard.
- A Redecard perdeu a exclusividade da Bandeira Mastercard, que passou a ser aceita também pela Cielo.
- A Cielo passou a captar pagamentos dos cartões Americam Express, que até então tinha uma terceira empresa de captação.
- A Credicard, emissora do Diners no Brasil, que era uma associação do Itaú com o Citibank, passou a ser uma empresa só so Citibank.
- O Santander vendeu sua participação na Cielo e criou a sua empresa de captação, a GetNet, que, por enquanto, só trabalha com as bandeiras Visa e Mastercard.
- O Citibank vendeu sua participação na Redecard, devido a crise internacional, e por enquanto não criou a sua empresa de captação, que deverá usar o nome Credicard.
Resultado de todas estas mudanças: o Diners Club, que antes não tinha problemas de aceitação, passou a ser recusado naqueles estabelecimentos que hoje só tem captação da Cielo, ou da GetNet.
Atuar num mercado competitivo é como andar de bicicleta, quem pára, cai. E foi isto que aconteceu com o Diners, parou no tempo e piorou!
O Citibank pretende que o Diners seja um cartão elitizado, para disputar o público do Amex, e por isto oferece muitos mimos para os associados como salas VIP bem localizadas e aconchegantes nos principais aeroportos, serviço de vans para levar gratuitamente associados aos aeroportos distantes como Cumbica e Galeão, programa de incentivo que aceita o pagamento da anuidade com pontos acumulados e a fácil transfência para outros programas de milhagem, promoções em restaurantes com pagamento da metade da conta...
Mas nada disto vale a pena, se o cartão continuar com sérios problemas de aceitação. Aceitação é um requisito imprescindível num cartão de crédito.
Se o problema não for resolvido com a associação da bandeira Diners com a Cielo e com a GetNet, vai começar a perder clientes.
Realmente, uma cliente foi passar na minha máquina da CIELO, ai tive que dizer com jeitinho... para aceitar o dinnes tenho que ter um contrato com eles, para passar na cielo... e ai a sorte que o cliente tinha outro, o visa não tem mimo, mas é impossível um estabelecimento que aceite cartões não aceitar ele, o mesmo para o mastercard. Não adianta ser tão vip que só sirva para enfeitar a carteira.
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